Famílias ucranianas recebem cartões de compras

sos ucrania

Durante 8 meses as famílias ucranianas apoiadas pela CM Cascais recebem 300€ mensais

Dez famílas ucraninas afetadas pela guerra e apoiadas pela Câmara Municipal de Cascais, receberam, esta segunda-feira, cartões de compras no valor de 300€. Este apoio, concedido pela Fundação Oriente, prolonga-se por mais 8 meses. Os cartões, recarregáveis mensalmente, com o mesmo valor, permitirão às famílias abrangidas adquirir bens de que necessitem. A entrega teve lugar no salão nobre dos Paços do Concelho e contou com a presença de Carlos Carreiras , presidente da CM Cascais, Carla Semedo, vereadora da CM Cascais e Isabel Miguens, Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Cascais.

Lembramos que os esforços efetuados pela Câmara Municipal de Cascais, em conjunto com as Juntas de Freguesia, Santa Casa da Misericórdia de Cascais e outras instituições públicas e particulares, têm sido no sentido de integrar estas famílias deslocadas, oferendo-lhes um acolhimento digno, através de um reforço do Estado Social, mas também proporcionando as estas pessoas uma integração o mais rápida possível na comunidade, acelerando a sua autonomia financeira, através da oferta de empregos adaptados à situação e formação de cada um. 

" Garantir a dignidade na dificuldade é o nosso lema que procuramos cumprir para com os nossos convidados ucranianos, agora com esta iniciativa da Fundação Oriente, mediada pela Santa Casa da Misericórdia de Cascais", salientou o presidente da Câmara Municipal, explicando que os critérios de atribuição destes cartões de compras foram definidos pela própria Fundação Oriente. 

Estas iniciativas só se tornam possíveis graças à conta bancária, auditada por uma empresa internacional de auditoria financeira, que o Município de Cascais disponibilizou para que cidadãos, empresas, fundações e outras instituições particulares e de solidariedade social possam contribuir para o apoio a quem perdeu tudo na guerra que vai, assim,  mitigar a situação frágil em que se encontram estas famílias.    

Nesse sentido, a Câmara Municpal de Cascais já tinha entregue cartões “Viver Cascais” a estes cidadãos que aqui encontraram o seu porto de abrigo. O cartão “Viver Cascais” - que se destina a todos os residentes, trabalhadores e estudantes do concelho – dá acesso a benefícios exclusivos, como, por exemplo, a circulação gratuita na rede de transportes municipais. Desta forma, e como a autarquia pretende que todos se sintam em casa, os refugiados têm a oportunidade de se deslocarem livremente no nosso concelho, fazendo-lhes um convite para que descubram locais, vivências e cultura. Além deste serviço, o cartão “Viver Cascais” permite ainda o acesso a teleconsultas de Medicina Geral e Familiar e de Pediatria, a aconselhamento telefónico médico veterinário e à Cabine de Saúde totalmente de forma gratuita.