Estiveram hoje reunidas, nas novas instalações da Advanced Health Education (AHED), em Carcavelos, as responsáveis pelo projeto EnVidade, juntamente com membros da área da saúde, no âmbito de dar a conhecer o estudo da aplicação do projeto, na facilitação da atuação médica.
Fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal de Cascais e a PRO EDGE, em 2023, a EnVidade fez duas avaliações, uma delas entre fevereiro e março, e outra em novembro. Com o estudo, surgiram variados casos de sucesso, como apresentou a Dra. Amália Botelho, salientando os benefícios que o projeto pode trazer, não só aos pacientes, mas também às equipas médicas.
O Exame Diagnóstico Global Estruturado (EDGE) é um procedimento de avaliação multidimensional, desenvolvido com base em investigação científica, que recorre a um conjunto de variáveis, onde os diferentes domínios da saúde do indivíduo são avaliados de uma forma simples, mas específica. A plataforma foi testada por médicos, psicólogos, nutricionistas, técnicos e especialistas no envelhecimento, e sofre atualizações todos os anos.
A Eng.ª Belén Vicente, diretora da AHED, explicou que “O EDGE foi desenvolvido para facilitar os processos médicos, como qualquer exame, a diferença é que faz um diagnóstico antes mesmo da consulta do paciente. Assim, a prática clínica iria ficar facilitada, visto que os profissionais da saúde já teriam um relatório previamente feito”. A Eng.ª acrescentou ainda que não é só um suporte na prática clínica, mas também na prescrição social, na investigação e na formação de profissionais de saúde.
O Dr. Nuno Basílio, da ACES Cascais, deu o seu testemunho sobre o projeto, do ponto de vista de quem utiliza esta nova iniciativa, e referiu que “Do ponto de vista dos profissionais de saúde, acabou por funcionar como um espelho da prática clínica, mas com a mais valia de simplificar e monitorizar os dados, sendo mais fácil identificar áreas a trabalhar e dar seguimento ao acompanhamento dos utentes”.
Os vereadores Carla Semedo e Frederico Pinho de Almeida, marcaram presença na sessão de apresentação deste projeto, juntamente com o presidente da União de Freguesias de Carcavelos e Parede, e a Dra. Rita Sá Machado, Diretora Geral da Saúde, em Portugal. O presidente da Câmara Municipal de Cascais compareceu também ao evento, onde alertou para a importância de projetos e ações como esta, referindo que “É muito importante para nós este tipo de iniciativas, para podermos tomar decisões que podem fazer toda a diferença na comunidade. Neste caso, medidas que venham apoiar os “jovens à mais tempo”, proporcionando-lhes mais qualidade de vida”. Assim, Carlos Carreiras, salientou que, o município de Cascais, tem vindo a fazer um esforço para articular e desenvolver medidas que venham colmatar as necessidades de todos os cascalenses.