Envelhecimento, Respostas Seniores do Futuro

Cascais debate estratégias para “(Em) velho ser” com qualidade

 

Estratégias para um envelhecimento condigno, com qualidade, liberdade, autonomia de decisão, dignidade e cidadania. Este foi o tema central do 1º Encontro organizado pela União das Misericórdias nacionais, com o apoio de várias entidades, em Cascais.

 

“Em boa hora a União das Misericórdias decidiu fazer esta reflexão. É um processo em que temos de aprender uns com os outros, mas também temos de fazer. E por isso, a Câmara está muito ativa nesta matéria da inclusão – seja idoso ou não – e é um esforço comum”, afirma Caros Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais.

 

No debate, onde estiveram vários responsáveis que pretendem construir uma sociedade mais justa e solidária. Porque envelhecer não pode ser sinónimo de algo que já não serve. Envelhecer é experiência, mas também responsabilidade de todos de dar aos que já foram ativos, ferramentas para uma vida sem solidão e com os melhores cuidados.

 

“Este encontro é um desafio. Para repensarmos todos os dias que como é que vivemos cada dia melhor, e como é que envelhecer tem de estar associado a uma coisa boa. É uma sabedoria”, refere Isabel Miguéns, Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Cascais. 

 

> Algumas diretrizes para a mudança de paradigma do envelhecimento:

> Retardar ou evitar a institucionalização, garantindo respostas adequadas à funcionalidade do indivíduo em cada momento da sua vida; 

> Conceber novos conceitos residenciais direcionados para diferentes momentos de funcionalidade ao longo do processo de envelhecimento; 

> Consolidar um projeto social nacional que valorize um envelhecimento apoiado e feliz; 

> Promover uma mudança nos padrões de cultura que caracterizam a área sénior e dos idosos em Portugal.


MS/CMC