Entidades debatem políticas sociais
Como envelhecer com qualidade aproveitando a experiência dos mais velhos. Este foi o ponto de partida para reflexão e construção de uma estratégia de intervenção. Esta reflexão, que se traduz num estudo sobre a população sénior do concelho, pretende ter novas soluções no domínio do envelhecimento. Este estudo decorrerá em Cascais até julho de 2022.
Denominado por “Envelhecer em Cascais”, pretende “promover a inclusão, proteger os mais vulneráveis e garantir os direitos desta população” refere Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais, durante a abertura do encontro.
Dados estatísticos mundiais apontam, a cada ano que passa, para um envelhecimento da população, sobretudo na Europa e América do Norte, muitos são os países e municípios que se preocupam em encontrar formas de continuar a proporcionar a melhor qualidade de vida, para que todos possam envelhecer melhor.
Enquadramento do Estudo:
O fenómeno do envelhecimento populacional, que em Cascais é também uma realidade, coloca necessariamente na agenda oportunidades e desafios. Com este objetivo, a Câmara Municipal de Cascais, em colaboração com a equipa da DINÂMIA'CET-ISCTE, está a desenvolver um Estudo sobre o envelhecimento – velhice no concelho de Cascais e, assim, conhecer melhor a realidade local e definir uma estratégia e plano de atuação a médio e longo prazo, que permitam responder aos interesses, expetativas e necessidades dos munícipes.
MS/LB/PR/CM