A Campanha Nacional “Estendal dos Direitos” terminou hoje, 22.11, com uma visita a quatro exposições no Mercado da Vila, Bombeiros de Alcabideche, Complexo Desportivo de São Domingos de Rana e Escola Básica do Arneiro. Esta iniciativa da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Cascais (CPCJC) assinalou o 35.º aniversário da Convenção dos Direitos das Crianças, sensibilizando a comunidade para a importância de garantir um ambiente seguro e acolhedor para o desenvolvimento das crianças.
“Acreditamos que temos uma comunidade centrada nas crianças. O futuro será definirmos direitos e concretizarmos ações que efetivamente mudem a condição de vida das crianças que vivem situações de maus-tratos ou estão em situação de vulnerabilidade”, destacou Carla Semedo, vereadora na Câmara Municipal de Cascais, durante a visita às exposições.
O evento contou com a presença de Frederico Costa, presidente da CPCJC, Pedro Morais Soares, presidente da Junta de Freguesia de Cascais Estoril, bem como de membros do executivo das freguesias de Alcabideche, São Domingos de Rana e Carcavelos/Parede, além de entidades parceiras do projeto.
Num dia repleto de atividades dinâmicas, a mascote da CPCJC, Mariano, espalhou sorrisos e abraços entre os participantes, enquanto jovens e seniores animaram os vários públicos com atuações musicais.
“Ao fim ao cabo, isto marca o encerramento de uma campanha, que foi ao longo de toda a semana. Iniciámos no dia 18 de Novembro, com o Seminário sobre o Sistema Proteção de Crianças e Jovens e com foco nos maus-tratos e no abuso sexual, e fizemos também um Encontro Luso-Brasileiro entre Cascais e Rio de Janeiro. Temos 215 mil habitantes aqui em Cascais, e 6 milhões no Rio de Janeiro, mas é bastante interessante que as problemáticas são idênticas, e que os direitos, ao fim ao cabo, são os direitos das crianças aqui, no Brasil, e em todo o mundo”, assegurou Frederico Costa.
Com esta campanha, a CPCJC reforça o apelo à proteção das crianças e à construção de uma comunidade mais justa e acolhedora para os mais pequenos.