Doação de bens essenciais à comunidade de refugiados ucranianos

sos ucrania

Oferta no valor de 1000 euros advém do jantar solidário “Sabores da Ucrânia”.

É precisamente hoje, 13 de setembro, data em que se assinala o Dia de Bucha, cidade ucraniana irmã de Cascais, que a comunidade de refugiados ucranianos a viver no concelho recebe mais uma demonstração de solidariedade e carinho por parte dos cascalenses. 

Pelas mãos de Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, e da vereadora Carla Semedo, foram entregues os bens essenciais adquiridos com a verba de 1000 euros angariada no jantar solidário “Sabores da Ucrânia”, realizado a 25 de agosto no Cascais Food Lab, no Mercado da Vila.

A iniciativa do evento solidário coube ao Cascais Food Lab e à Chef ucraniana Julia Seraya que, desde abril reforça aquela equipa e que também ela chegou a Cascais no âmbito da missão de resgate realizada pelo município. Responsável pela confeção do jantar, Julia afirma: “a ideia foi mostrar às pessoas a comida ou outra arte, algo interessante da minha cultura e recolher algum dinheiro. Foi um grande sucesso. Muitas nacionalidades numa só mesa, é como cascais é realmente. Tenho muitos amigos no dormitório, ucranianos, que estão a viver aqui agora e este apoio é importante para eles. Nem todos têm um bom inglês para começar logo a trabalhar, então continuam a aprender português e a tentar começar uma nova vida em cascais”.