A Plataforma Saúde em Diálogo realizou, no passado dia 27 de outubro, mais uma edição da sua conferência anual, desta vez dedicada ao tema ‘’Direito à Saúde: uma responsabilidade partilhada. Um compromisso de Todos.’’
Nesta conferência refletimos sobre os importantes desafios que a pandemia trouxe à bioética mas também conhecemos de perto projetos locais inovadores, de base colaborativa (envolvendo autarquias, associações das pessoas que vivem com doença), que fazem a diferença na saúde dos cidadão, quer no âmbito da promoção da saúde e prevenção da doença, quer no acesso ao medicamento, ou mesmo no acesso a cuidados médicos à distância, colocando a transformação digital da saúde ao serviço do cidadão.
Refletimos sobre o atual panorama atual da saúde mental e traçamos caminhos para o futuro, partindo de boas práticas no terreno que podem (e devem) ser amplificadas, e constatamos também que no poder local ‘’há pequenos nadas’’ que podem alterar o paradigma dos cuidados da saúde prestados às populações, melhorando a sua qualidade de vida. Porque só o compromisso de todos garante o efetivo direito à saúde, seguimos juntos neste desígnio comum.