Conferências Economia Social & Reunião Comité de Monitorização da Declaração do Luxemburgo

Economia Social.

Nos próximos dias 13 e 14 de julho, Cascais vai ser palco de um debate alargado sobre o futuro do papel da Economia Social a nível Europeu, nacional e local. O evento está integrado na programação comemorativa da Presidência de Portuguesa do Conselho da União Europeia e distingue Cascais pelo seu setor social robusto com um forte impacto na economia local.

A Economia Social ilustra e defende também os valores em que assenta a União Europeia, contribuindo para a construção e consolidação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, como reafirmado na Cimeira do Porto que decorreu em maio.

Pretende-se com este evento contribuir para o debate de políticas de economia social a nível local, nacional e europeu, dando especial relevo ao Plano de Ação para a Economia Social e aos desafios Verde e Digital. Outro objetivo é alargamento e consolidação da participação dos Estados Membros no Comité de Monitorização da Declaração do Luxemburgo, apoiando a Declaração de Cascais – Por um Plano de Ação Europeu para a Economia Social promotor do papel da economia social no Pilar Europeu dos Direitos Sociais.

A Economia Social desempenha um papel essencial na economia europeia, nacional e local, criando e mantendo empregos, reforçando a coesão social, económica e territorial, gerando inovação social e sustentabilidade ambiental, promovendo a cidadania ativa, a solidariedade e uma economia com valores democráticos, colocando as pessoas em primeiro lugar.

 

Conferêncas Economia Social

 

Consulte o programa aqui.