Colher para Doar: "Verdes Solidários" distribui 1,5 toneladas de hortícolas

verdes solidarios

20 toneladas de produtos hortícolas doados em projetos da Terra de Cascais

Cultivar, criar e colher com o sentimento de dar, em comunhão com o espírito de partilha que invade a época natalícia. Eis o que levou centenas de horticultores, beneficiários dos talhões em hortas comunitárias cedidos pelas Terras de Cascais, a entregarem, este sábado, mais de uma tonelada da sua produção a 10 instituições de apoio alimentar do concelho. Cerca de 1500 famílias carenciadas vão ter uma mesa de Natal mais variada e saudável graças à iniciativa “Verdes Solidários” que, em 2021, conta a sua 6ª edição.

Maria João Moreno, conhecida por "Riso", é uma das horticultoras que veio este sábado entregar legumes a Tires, onde Terras de Cascais instalou uma das bancas para receber os verdes solidários. Para Maria João a cidadania ativa já se tornou um modo de vida, pertence à Associação de Moradores do Bairro do Junqueiro e participa na iniciativa "Verdes Solidários" desde o inicio. Sendo uma das primeiras pessoas a ter um tallhão atribuido na Horta do Alto da Parede, está envolvida em outros projetos de solidariedade que lutam contra o desperdício alimentar. "Quando estamos a plantar não custa nada plantar mais um e repartir com quem tanto precisa que infelizmente cada vez são mais", referiu Maria João Moreno. De facto, este ano, são mais 500 famílias que irão beneficiar dos "verdes solidários" segundo nos disse André Miguel, responsável da Divisão Terras de Cascais que acolhe já 620 horticultores com talhões nas hortas comunitárias. 

"Esta iniciativa (verdes solidários) tem a solidariedade como tónica comum ao projeto mais amplo Terras de Cascais", afirmou Joana Balsemão, vereadora da Câmara Municipal de Cascais, que lembrou que fora da época do Natal, a Horta do Brejo, no Estabelecimento Prisional de Tires, produz em continuo, todo o ano, para instituições que prestam apoio social no concelho. A vereadora com o pelouro do Ambiente, referiu, ainda, a Quinta do Pisão, no Parque NAtural Sintra-Cascais, que durante o confinamento  doou mais de cinco toneladas de produtos hortícolas para fanílias carenciadas.

No total são já 20 toneladas de produtos hortícolas doados para fins de solidariedade, sob iniciativa da Terras de Cascais.

PL | PR | CMC