Colaboradores municipais reúnem em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

ods

A sete anos da meta 2030 o tempo urge: “Temos de passar à Ação!”

Guerra, pandemia e alterações climáticas. Três desafios gigantes que exigem uma tomada de ação concertada e alinhada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Mas como integrar as diretivas preconizadas por estes 17 objetivos nas nossas ações do dia a dia? Para aproximar a teoria da realidade e maximizar a qualidade do serviço público, as equipas municipais participaram neste dia 18 de maio no evento  “Ação! Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”. Um momento para refletir sobre qual a prioridade estratégica e conceptual que estas questões têm para a Câmara Municipal. Uma oportunidade para Inspirar, Debater, Mudar.

Na abertura do evento que reuniu mais de 250 colaboradores do universo municipal, Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, anunciou que esta iniciativa irá ter lugar periodicamente “três em três meses, não para ter um dia de folga, mas para trabalharmos em conjunto”. Deste encontro, com a avaliação dos vereadores que assistiram às apresentações dos grupos de trabalho divididos por diversas salas, saíram 10 projetos (veja abaixo quais são) a implementar a nível municipal para colocar em prática os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável a nível local. “É uma altura em que cada um de nós tem de assumir as suas próprias responsabilidades, mas temos de o fazer todos juntos, se o fizermos cada um, a título individual, vamos falhar”.

A sete anos da meta para a concretização dos ODS, 2030, o que considera ser “a ferramenta mais consensual que existe no mundo” pelo envolvimento de tanta gente na sua construção ao longo de três anos, Joana Balsemão, vereadora com o pelouro do Ambiente, recorda que, em Cascais, “já fazemos muito”, mas reafirma: “há muito ainda a fazer”.

A vereadora lembrou a audiência de colaboradores do universo municipal que, “para cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável há 169 e indicadores, aprovados por 193 países e, embora em Cascais sejamos quase hiperativos, tantas são as iniciativas que desenvolvemos, isso não quer dizer que haja estrutura”. É preciso tomar consciência e “conhecer qual é verdadeiramente o nosso papel”. Afinal como classificamos tudo o que fazemos? Pode cada passo que damos fazer a diferença?

Joana Balsemão lembrou que “60% das metas ODS precisam da ação dos municípios: à escala local, temos a agilidade na prevenção e na reação e isto dá-nos força. Já fizemos formação e percebemos que o que fazemos na CMC já toca muitas áreas dos ODS”, disse. Em preparação está o RLV - Relatório Local Voluntário que em breve será apresentado em Nova Iorque, mostrando como a Câmara Municipal “respira” os ODS.

O desafio de todos os colaboradores é memorizar os símbolos e interiorizar o significado dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, para identificar de forma clara, como é que estes são cumpridos no seio do universo municipal. Na prática, é “tirar o pulso a nós próprios”. Saber que indicadores fazem sentido, como podemos ajudar a concretizar a meta 2030.

A manhã de trabalho no Centro de Congressos do Estoril permitiu a todos os colaboradores votarem nos cinco ODS que consideraram prioritários (que foram trabalhados durante a tarde) e partilhar quatro importantes passos já dados nesse sentido pelos serviços municipais ao nível do Plano Estratégico de Desenvolvimento Social de Cascais, do Orçamento Participativo e OP Jovem, do Serviços Municipais de Apoio à Câmara (reuniões de Câmara) e da Contratação Pública. A correspondência das propostas e iniciativas municipais com os 17 ODS permite, por exemplo, saber que o ODS mais destacado em termos de compras (último semestre de 2021) é o das energias renováveis, seguido da educação e da saúde. No que respeita ao Orçamento Participativo, ferramenta que, por si só, concorre para o ODS 16 - Paz, justiça e instituições eficazes, importa dizer que os projetos decididos pelos munícipes concorrem em primeiro lugar para o ODS 4 “Educação de qualidade”, correspondendo a 7,8 M€ do total de 45 milhões de euros alocados em 10 anos.
“Não há ninguém no mundo que conheça melhor o nosso território, a nossa história, a nossa identidade, as nossas gentes”, rematou Carlos Carreiras. “Por isso, o grande compromisso que gostaria de assumir é, enquanto responsável político e cidadão. Faço-o por mim, talvez com algum egoísmo, mas também por todos vós, pela nossa comunidade, como é o caso do que estamos a fazer pelos nossos convidados da Ucrânia. Temos de passar à Ação!”

Sabe quais são os ODS? Confira aqui https://www.cascais.pt/cascais2030 e veja como pode fazer a sua parte.

Projetos resultantes do trabalho realizado pelas equipas municipais e que o município se compromete a implementar:
ODS 1 | Erradicar a pobreza
Tia Alexa, proposto pelo grupo Fórmula Química GF ao Cubo | Criação de uma APP de inteligência artificial com assistente virtual que descomplica os procedimentos administrativos e simplifica a explicação do acesso a políticas do Estado Social.
Rede de Embaixadores Cartão "Viver Cascais", proposto pelo Grupo Sabe + | Implementação de uma Rede de Embaixadores do Cartão "Viver Cascais" - internos (funcionários, Centros Vida Cascais) e externos (pessoas formadas pela CM de Cascais, agentes locais).

ODS 3 | Saúde de qualidade
Match | Comunicação em outdoors nas ruas de Cascais, que desafiam os jovens a responder ao desafio: "Queres conhecer-te?". Através de uma app com um inquérito e diagnóstico do seu estado de saúde mental e que depois faz a ligação a um banco de recursos e serviços que podem ajudar a resolver esses problemas.
Saúde Mental 2.0 | Para combater a falhas de articulação e comunicação entre as entidades que lidam com a Saúde Mental e Isolamento Social em Cascais, surge uma plataforma que une todos os serviços e entidades, para que seja possível dar uma resposta integrada, identificando estes casos e direcionando-os para as diferentes ações possíveis.

ODS 4 | Educação de qualidade
Unlocka-te + Smart Cascais, Mentes brilhantes (fusão de dois projetos) | Espaço de escola de participação dos jovens em áreas críticas como a saúde mental ou a literacia financeira. Criação de clubes de inteligência emocional nas escolas promovidos por voluntários da comunidade.
Jovens vamos - mudar o refeitório | Os jovens redecoraram e dinamizam o espaço do refeitório e decidem sobre as ementas.

ODS 10 - Reduzir as desigualdades
Mover Cascais, proposto pelo Grupo Parede | Combater a desertificação levando Cascais para o interior, através do apoio ao trabalho remoto com a criação de incentivos fiscais para as empresas.
8-80 (oito oitenta), proposto pelo Grupo Avencas | Preparação dos adultos para a idade sénior com a criação de ATL's conjuntos para jovens e idosos.

ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis
Refreshcais, proposto pelo Grupo “Os fresquinhos” | Identificação de ilhas térmicas, com posterior intervenção para amenizar temperaturas da cidade (através de soluções de base natural, como aumento da arborização e sombreamento, pontos de água, etc), e estabelecimento de futuras linhas orientadoras a considerar no planeamento urbano.
Cascais on Time + Ruas para Todos, propostos pelos grupos ProAmbiente e Inclui+ | Fusão de duas iniciativas: uma plataforma de comunicação e integração de todas as soluções de mobilidade, com informação em tempo real, incluindo identificação dos percursos pedonais mais inclusivos.