Cascais solidária com Irpin e Bucha

Com o rigoroso inverno ucraniano à porta, surge mais uma operação de apoio ao povo fustigado pela guerra.

“Queremos dizer a todos que sabemos quem são os nossos amigos e não desistiremos”, disse Carlos Carreiras na partida de três camiões com material de apoio à população ucraniana.

Três camiões partem rumo à Ucrânia

Roupa doada por cascalenses, 800 aquecedores doados pela GALP e pela PRIO e 1 gerador, medicamentos e cadeiras de rodas, compunham a carga de três camiões que partiram esta sexta-feira, dia 30 de dezembro, rumo à fronteira da Polónia com a Ucrânia.

O material destina-se às populações das cidades de Irpin e Bucha, duas povoações fustigadas pela guerra e que estão geminadas com o município de Cascais. Todo este material chegará à fronteira ucraniana dentro de seis dias, aproximadamente. 

“Queria agradecer ao povo de Portugal e ao nosso grande amigo Carlos Carreiras por toda a ajuda que nos têm prestado desde o início da invasão da Ucrânia”, disse Oleksander Markushin, autarca da cidade de Irpin, numa mensagem gravada e transmitida no local de partida dos camiões, no Centro Logístico de Cascais (C3). 

O autarca de Irpin lembrou ainda o apoio financeiro da autarquia de Cascais (500 mil euros) à reconstrução de um Centro de Infância naquela cidade, centro que, segundo Markushin, estará pronto no próximo ano e que se designará Centro de Infância Cascais, que receberá 350 crianças.

Também a Primeira Dama ucraniana, Olena Zelenska, enviou uma mensagem de agradecimento lida juntamente com mais duas intervenções nesse sentido da parte do autarca de Bucha, Anatolii Fedoruk, do Encarregado de Negócios ucraniano em Portugal, Volodymyr Kozlov, assim como da Cônsul da Embaixada ucraniana em Lisboa, Viktoria Kuznietsova.

“Felizmente para nós, o que se passa na Ucrânia não tem comparação com o que possamos ter passado cá. Mas, por cá também continuarão a ser dados os apoios à população mais vulnerável”. Com esta iniciativa de apoio à Ucrânia, concluiria Carlos Carreiras, também “queremos dizer a todos que sabemos quem são os nossos amigos, os nossos aliados e não desistiremos”.

A GALP e a PRIO, parceiros nesta iniciativa de solidariedade com a população ucraniana, estiveram representadas respetivamente pelos Administradores Teresa Abecasis (GALP) e Emanuel Proença (PRIO). Marcaram presença nesta cerimónia os vereadores Carla Semedo e Francisco Kreye.