Cascais International Health Forum 2025

Cascais International Health Forum 2025

O Cascais International Health Forum 2025 regressa ao Centro de Congressos do Estoril, nos dias 20 e 21 de março. Um evento que reúne líderes mundiais, decisores políticos e profissionais de saúde, este ano, sob o tema "Healthcare Transformation in a Globalized World".
À semelhança de edições anteriores, este encontro de especialistas constituiu uma oportunidade única para aprofundar a análise e a discussão sobre o pensamento global da saúde. Ao longo de dois dias, ião decorrer diversas sessões, plenárias e paralelas.

No dia 20 de março, na sessão de abertura, Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, será um dos oradores, juntamente com Andrea Telo de Lima, presidente do Fórum Saúde XXI, Adalberto Campos Fernandes, presidente do Fórum Internacional de Saúde de Cascais e Ex-Ministro da Saúde, e Ana Povo, secretária de Estado da Saúde. Os trabalhos arrancam, no Palco Principal, com Conferência de Abertura, com o contributo de Ewout Van Ginneken, diretor do Observatório Europeu de Sistemas e Políticas de Saúde.  Sob o tema “Saúde Global no século XXI: navegando pelas ameaças e oportunidades emergentes”, irá abordar os principais problemas globais de saúde, como doenças infeciosas, resistência antimicrobiana e o impacto das mudanças climáticas, incentivando soluções inovadoras e cooperação global. Discutirá, ainda, o fortalecimento dos sistemas de saúde, o uso da tecnologia e a preparação para crises futuras com o objetivo de promover a resiliência e a equidade na saúde global.

No decorrer dos trabalhos, destaque para a sessão paralela sob o tema “Saúde Digital e Telemedicina: Inovações e Integração no Atendimento Domiciliar”, que irá decorrer no dia 21, pelas 10h, na Sala de conferências. Esta temática será coordenada por Delfim Rodrigues e José Mendes Ribeiro. Carla Nunes Semedo, vereadora da Câmara Municipal de Cascais, será uma das palestrantes, contribuindo igualmente para a sessão paralela que se segue, pelas 12h, sob o tema “Saúde bucal do idoso: um desafio de saúde pública em uma sociedade em envelhecimento”. A vereadora voltará a falar da realidade em Cascais, no dia 21 de março, na sala de conferências, pelas 14h, na sessão sobre “Projetos comunitários de impacto: a força da alfabetização em saúde”.

Ana Paula Martins, ministra da Saúde, irá subir ao palco principal, no dia 21 de março, pelas 17h30, assegurando a sessão de encerramento.

Consulte toda a programação aqui

A entrada é gratuita, mas, por razões logísticas, a inscrição é obrigatória.

Inscrições aqui