Cascais faz balanço do apoio aos convidados ucranianos

Balanço do apoio aos refugiados ucranianos

O executivo da Câmara Municipal de Cascais, representado pelo presidente Carlos Carreiras e pela vereadora Carla Semedo, visitou, esta manhã, a Unidade de Alojamento Temporário da Avenida de Sintra para mais uma sessão de diálogo com os residentes ucranianos. Esta conversa foi levada a cabo com o objetivo de fazer o balanço do apoio dado, bem como de definir as diretrizes futuras da ajuda aos cidadãos ucranianos em Cascais.  

Desde que o conflito na Ucrânia teve início, Cascais têm-se posicionado enquanto ator importante na ajuda às vítimas que encontraram em Portugal um refúgio.  “Fomos o segundo concelho a nível nacional onde mais cidadãos ucranianos pediram o estatuto de refugiado, cerca de 3600 pessoas”, referiu Carlos Carreiras. Destes cidadãos, Cascais conseguiu prestar apoio de várias formas a mais de 2000, alojando cerca de 400 ‘convidados’ nas instalações da Unidade de Alojamento Temporário da Avenida de Sintra. 

Estas sessões, conduzidas de duas em duas semanas, têm o propósito de promover o diálogo entre Cascais e os cidadãos ucranianos que aqui residem, informando sobre o modo como a Câmara pode continuar a ajudar, mas, também, ao definir os próximos passos dos novos residentes de Cascais. Para atingir a autonomia, refere o presidente da autarquia, é fulcral que continuem a aprender português e que procurem emprego, dois fatores em que a Câmara continua a auxiliar.  

Recorde-se que Cascais tem implementado várias iniciativas de apoio ao povo ucraniano, entre elas a integração destas famílias na comunidade, através de diversos programas de Emprego, Educação, Apoio Social, entre outros.