O município de Cascais foi distinguido com o Grande Prémio Autarquia do Ano, pelo projeto "Cascais Mentalmente”. Neste concurso, que já vai na 5.ª edição e é organizado pela Lisbon Awards Group, concorreram 25 Câmaras Municipais e 23 Juntas de Freguesia, num total de 12 categorias e 49 subcategorias. A autarquia cascalense foi distinguida, na categoria de Saúde e Bem-Estar, com esta iniciativa inovadora para o bem-estar emocional, psicológico e social. O programa, cujo investimento municipal foi, aproximadamente, de meio milhão de euros, visa ser uma resposta proativa aos desafios da saúde mental, propondo-se a melhorar significativamente a qualidade de vida dos residentes, estudantes e trabalhadores do concelho através de uma série de serviços e apoios dedicados.
Este serviço é uma resposta local à saúde mental em Cascais, através da prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico na comunidade, respondendo a áreas como a Psiquiatria do Adulto, Psicologia Clínica, Psicologia Educacional e do Desenvolvimento, Psicologia Clínica sem Paredes e Terapia Familiar.
A cerimónia de entrega ocorreu no dia 10 de maio, no Palácio Conde de Óbidos (Cruz Vermelha), em Lisboa, tendo contado com a presença de 150 autarcas do país. Foram distinguidas 46 autarquias, tendo sido atribuídas 37 menções honrosas, 21 prémios, 12 grandes prémios e um grande prémio especial jurados.
O Prémio Autarquia do Ano distingue práticas inovadoras nos municípios e freguesias portuguesas, reforçando o compromisso com a gestão eficiente e o desenvolvimento de uma sociedade mais inclusiva e equitativa.