Cascais é uma das oito semifinalistas na corrida ao prémio “European Capital of Innovation 2021

Capital da Inovação

 

Verdadeiro exemplo de concelho que assenta a sua vivência e crescimento em processos de experimentação e inovação, Cascais candidatou-se ao prémio “European Capital of Innovation 2021” – uma iniciativa anual da Comissão Europeia, que reconhece as cidades que melhor promovem a inovação nas suas comunidades –, e é uma das oito semifinalistas na corrida ao prémio, na categoria de cidades inovadoras em ascensão na Europa.  

Cascais promove localmente um ecossistema de inovação, onde a estrutura do município alia sinergias de cocriação com a comunidade. Em cooperação, são identificadas necessidades, experimentam-se e criam-se soluções e, por fim, validam-se as políticas locais de administração pública.  

Iniciativas como o Orçamento Participativo, o fornecimento de novos serviços de prestação de cuidados universais de saúde, a aplicação da tecnologia em diagnósticos mais rápidos e eficientes, ou projetos estruturantes como a renovação da rede de transportes pública, totalmente gratuita para residentes, estudantes e trabalhadores do concelho, são alguns dos exemplos avançados no processo de candidatura, que justificam a passagem de Cascais à lista de semifinalistas.  

A cidade vencedora receberá 500 mil euros para apoiar o desenvolvimento de iniciativas de relevo no campo da inovação, sendo atribuído um prémio no valor de 50 mil euros aos segundos dois classificados, que serão anunciados na Cimeira do Conselho de Inovação, a realizar nos dias 24 e 25 de Novembro. 

Saiba mais sobre os European Capital of Innovation Awards 2021, aqui

CMC/JS