Cascais apresenta Estratégia Municipal de Saúde 2021/2025

Promover comportamentos e hábitos de saúde, reforçar a acessibilidade e a cidania em saúde, a par de uma qualidade de vida sustentável. Estes são os quatro eixos de ação da Estratégia Municipal de Saúde de Cascais 2021/2025 apresentada na terceira reunião do Conselho Municipal de Saúde que decorreu nesta quinta-feira, 16 de dezembro, nos Paços do Concelho.

O plano prevê a implementação de políticas de proximidade na área social e de saúde para uma intervenção precoce, mais eficaz e centrada no cidadão. O objetivo é promover a redução das vulnerabilidades e facilitar a equidade no acesso a recursos, participação ativa e coesão social.

“Temos de chegar o mais próximo possível do cidadão para que todos tenham acesso à informação da oferta de serviços e apoios existentes quer na área da saúde, quer na área da solidariedade social”, salientou Carlos Carreiras, presidente da autarquia. Um trabalho que para o autarca deve continuar a ser feito em rede, com as instituições e entidades que atuam no território.

Áreas de Intervenção Prioritária

Nutrição, atividade física, saúde oral, sono, saúde sexual e reprodutiva, higiene mental, vida profissional e familiar, sustentabilidade ambiental e mobilidade condicionada são as áreas de intervenção prioritárias na estratégia municipal de Saúde.

O documento foi elaborado no contexto de intervenção do Fórum Concelhio para a Promoção da Saúde, estrutura de governação colaborativa e coparticipada com envolvimento de cerca de 50 entidades concelhias das áreas da saúde e social, sendo que vai ser submetido em sede de Reunião da Assembleia Municipal para aprovação.

“Esta política pública é o nosso compromisso no sentido de maior equidade no acesso a direitos na área da saúde e da solidariedade social”, defendeu Carla Semedo, vereadora na autarquia acrescentando: “Esta reunião é o exemplo de como queremos concretizar a estratégia de saúde de Cascais, em rede, com parceiros estratégicos rumo a um maior impacto na vida das pessoas.”

Saiba mais sobre os serviços e respostas disponíveis na área da saúde e ação social em Vida Cascais.

FMC/CMC