Presidente e vereadora da autarquia recebem "a primeira pedra"
A EAPN Portugal - Rede Europeia Anti-Pobreza, lançou uma campanha de sensibilizando para o direito à habitação. Esta manhã de quarta-feira, Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais e Carla Semedo, vereadora com a área social, receberam, simbolicamente, o primeiro tijolo para a construção de políticas que efetivem o acesso à habitação digna. A iniciativa quer chamar à atenção do público em geral e do poder político, em particular, para a necessidade premente de fazer cumprir este direito fundamental, consagrado na Constituição da República Portuguesa.
No âmbito da campanha, a EAPN Portugal vai, assim, entregar, a todos os presidentes de câmara do país um tijolo impresso com o apelo ao cumprimento do artigo 65º da CRP, forma simbólica de lançar a “primeira pedra” para a construção e implementação de respostas mais eficazes e eficientes, no acesso a uma habitação digna, pois é na população com menos rendimentos e riqueza, que a dificuldade em conseguir uma habitação se agudiza.
A vereadora Carla Semedo atribui grande importância a este tipo de campanhas por exercerem pressão perante os poderes públicos, incentivando a adoção de medidas para resolver o problema da habitação entre as camadas mais desfavorecidas da população, mas também os jovens e classe média têm vindo a perder terreno face aos elevados custos da habitação nos centros urbanos.
"Cascais está a levar a cabo uma intervenção social que visa a capacitação das famílias e que promova a quebra do ciclo de pobreza", refere a vereadora, esclarecendo que a intervenção incide sobre "vários programas que vão concorrer para esta capacitação", alertando, ainda, para o facto de "só com a defesa de uma habitação cada vez mais condigna é que se torna possível promover uma alteração efetiva na vida destas pessoas".