A iniciativa “Casas Solidárias”, que decorreu em Cascais de julho de 2020 a outubro de 2021, e que resultou de uma parceria da Câmara Municipal e das cadeias de supermercado Lidl, Pingo Doce, Continente, Aldi e Auchan, angariou 162 818 bens alimentares, produtos de higiene, produtos perecíveis e alimentos para animais.
Esses bens doados por qualquer pessoa que quis contribuir, e que se traduziram em 104 889,06 quilos e 166 489, 52 euros, foram distribuídos pelas várias caixas solidárias espalhadas pelo concelho e, assim, ficaram disponíveis para todos aqueles que deles necessitaram.
Numa altura em que o surgimento da pandemia Covid-19 afetou o rendimento de muitas famílias, esta parceira revelou-se importante no apoio ao seu dia-a-dia.
Para tal, contámos com o esforço incansável dos 489 voluntários da Jovem Cascais que junto aos supermercados receberam os bens, para que depois uma equipa rotativa de 2/3 elementos da autarquia em carrinhas os levassem para o Centro Logístico (C3), em Alcabideche, a fim de aí os distribuírem em cabazes. Esses cabazes chegaram às caixas solidárias, colocadas normalmente junto a associações de apoio, através da mão de 72 operacionais.
Quando a vontade, o altruísmo, a ajuda ao próximo e a sociedade civil se unem conseguem-se grandes feitos. A Câmara Municipal de Cascais agradece a todos os envolvidos nesta iniciativa nobre!
SJ/CMC