Atividade contou com a participação de 100 idosos.
Esta manhã, foi organizada uma caça ao tesouro sénior no Parque Marechal Carmona. Esta ação ocorreu no âmbito do 20º aniversário da Academia Sénior, e marca o início de um ano de parceria entre a Câmara Municipal de Cascais e a Cruz Vermelha Portuguesa, através da Divisão de Associativismo e da Divisão de Desporto.
As entidades juntaram-se para promover o envelhecimento com qualidade, ao combater o isolamento e tristeza sénior, numa atividade que contou com a presença do Presidente da Junta de Freguesia de São Domingos de Rana, Fernando Ferreira Marques, do Presidente da União da Freguesia de Cascais e Estoril, Pedro Morais Soares e do Presidente da Junta de Freguesia de Alcabideche, José Filipe Ribeiro.
Às 10 em ponto, cerca de 100 idosos estavam prontos para começar a aventura que os esperava. Escutaram as instruções do staff, que explicaram como a iniciativa iria decorrer: Todas as equipas têm um mapa, e nele estão identificados 10 pontos. Em cada ponto, existe uma prova, constituída por duas perguntas - uma sobre atividade física e outra sobre o município de Cascais.
Após a divisão dos idosos em equipas, todos partiram ao mesmo tempo, com um intervalo de 2 minutos entre cada equipa. Primeiro foi a laranja, depois a azul, a preta, e por aí em diante. No final da visita aos 10 pontos, as equipas deviam dirigir-se a uma zona comum indicada no mapa, onde lhes esperava uma surpresa.
A caça ao tesouro decorreu ao longo do trilho principal do parque, e o objetivo era usufruir da natureza, fazer um passeio saudável e, especialmente, o convívio entre todos e a promoção da boa disposição.
No final da atividade, a surpresa foi revelada. Todos se juntaram para cantar os parabéns à Academia Sénior, num tom animado, e comer um pouco de bolo, com a companhia do Presidente da Junta de Freguesia de São Domingos de Rana.
Foi entre canto e dança que terminou uma manhã divertida e desafiante, mas, como diz o ditado, quem corre por gosto não cansa, e estes idosos não podiam estar mais de acordo.
Durante o ano de parceria que aí vem, a Câmara Municipal de Cascais e a Cruz Vermelha Portuguesa vão continuar a unir esforços para combater o isolamento sénior. Com o objetivo de proporcionar momentos de convívio, vão, também, ensinar aos idosos como utilizar o Facebook, para que possam ligar-se entre si e, quem sabe, fazer uma nova amizade.
As iniciativas são divulgadas pelas Associações de Moradores do concelho, e todos os idosos se podem inscrever quer nas mesmas, ou na Cruz Vermelha Portuguesa.