O Salão Preto e Prata, no Casino Estoril, foi palco, no dia 17 de junho, de dança, cantorias e gargalhadas, envolto num espírito de alegria e energia contagiantes. Os protagonistas foram cerca de 650 seniores frequentadores de Centros de Dia, Centros de Convívio, Universidades Seniores e Espaços Seniores do Concelho de Cascais que não faltaram ao já tradicional Baile da Primavera, uma iniciativa da autarquia sempre muito aguardada pela comunidade senior. "Celebrar a vida, através da dança, do encontro e do convívio" é o mote deste baile, e foi tudo isso e muito mais que voltou a ser o fruto da iniciativa.
A abertura contou com as músicas da banda sinfónica da PSP, seguido do discurso de Frederico Pinho de Almeida, vereador da Câmara Municipal de Cascais, dando as boas-vindas aos convidados, que reagiram, aplaudindo, às palavras calorosas do responsável pela dinamização desta ação. Foram horas de animação e, no final da tarde, foi com enorme satisfação e sensação de dever cumprido, de promover um envelhecimento ativo e de criar momentos de felicidade aos munícipes, que recordou o evento: “Hoje foi um baile, eu diria, absolutamente épico. Foi, sem dúvida, um dos bailes, eu não vou dizer mais concorrido, porque é sempre casa cheia, mas com mais energia, com mais diversão, com mais dança, o que nos deixa muito felizes. O objetivo é exatamente esse, é promover aqui uma tarde de alegria, de convívio, em que se possa dançar”.
E se o momento é esperado por todos, o dia em que se realizou coincidiu com o aniversário de duas “jovens há mais tempo”, como carinhosamente, Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, apelida. Mariana Canuto e Maria da Graça, completaram, neste dia, respetivamente,72 e 69 anos, tendo sido cantados os Parabéns a cada uma, ao som das vozes afinadas dos restantes (centenas de) convidados.
Entre os convidados, juntaram-se alguns elementos do Executivo da Câmara e das 4 Juntas de Freguesia do Concelho. Nuno Piteira Lopes, vice-presidente da autarquia abriu a pista de dança, tendo antes, em palco, expressado o seu agradecimento pela importância dos 650 convidados naquele salão e na comunidade. “Entrar nesta sala e sentir o carinho, o conforto, a solidariedade, a amizade, o amor de todos estes jovens há mais tempo têm para connosco, são, de facto, momentos únicos que se podem viver aqui, no Baile da Primavera, mas que é também a conjugação de tudo aquilo que, no município, pretendemos fazer e continuar a fazer por todas estas pessoas que já deram tudo aquilo que tinham durante a sua adolescência, durante a sua vida profissional e que agora precisam que nós próprios demos tudo aquilo que nós temos, para que eles possam continuar a viver com as condições que merecem e a fazer aquilo que gostam e a divertirem-se”, destacou, no final do evento.
Na continuidade de um dos pilares da estratégia municipal, a saúde e o apoio à comunidade senior, fica uma certeza: Para o ano há mais. Venha o próximo Baile!