ATL da Galiza celebra 40 anos ao serviço da comunidade

Uma resposta social que tem melhorado a vida de muitos cascalenses.

Antigos alunos, técnicos, famílias e amigos estiveram presentes na comemoração.

40 anos ATL da Galiza

Nasceu a 7 de fevereiro de 1983 com a missão de acolher, acompanhar e incluir a população mais vulnerável da freguesia de Cascais/Estoril (e arredores), nomeadamente do Bairro do Fim do Mundo, mesmo ali ao lado. Quatro décadas depois, o ATL da Galiza assinala o aniversário e celebra o caminho feito junto da comunidade, muitas vezes, de sucesso, em que conseguiu intervir e melhorar a vida daqueles que nasceram em contextos sociais menos favoráveis.   

“Podíamos ser apenas uns meros educadores, técnicos, a trabalhar com a população, mas não. Trabalhámos e vivemos com ela e continuamos a fazer esse caminho juntos na autonomia, no respeito, na dignificação daquilo que cada um representa”, refere Maria Gaivão, diretora do ATL da Galiza, feliz ao fazer a retrospetiva destes 40 anos.

Esta terça-feira, o aniversário foi celebrado em alegria com antigos alunos, técnicos, famílias, amigos e o executivo da Câmara Municipal de Cascais, que em conjunto cantaram os parabéns à instituição, entoaram o hino, viram fogo de artifício e as crianças que por lá fazem desporto, foram ainda presenteadas com camisolas desportivas, oferecidas pela “Adidas”.  

Relembre-se que, o ATL da Galiza foi a primeira resposta social a surgir, integrando hoje o Centro Comunitário da Galiza que abrange o Centro de Convívio da Galiza; Caminhos de Barro; Escolinha de Rugby da Galiza; Sala de Estudo; Clínicas de Férias; Projeto Família; Crescer a Tempo Inteiro.