Almoço de Natal no Centro de Acolhimento da Adroana

Taxa de integração é motivo de orgulho para as entidades que nele trabalham.

Iniciativa proporcionou convívio entre membros das organizações e pessoas em situação de sem-abrigo.

Almoço no Centro de Acolhimento para pessoas em situação de Sem-Abrigo

Esta sexta-feira, foi dia de festa no Centro de Acolhimento Para Pessoas em Situação de Sem-Abrigo, na Adroana. Pela segunda vez, o local recebeu o almoço de Natal da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação da Costa do Estoril, no qual estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, a presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, Ana Jorge, responsáveis das várias entidades públicas e privadas que atuam no Centro e todos os seus utentes internos e externos.

“Optámos por fazer aqui a nossa festa para chamar a atenção para o bom trabalho que este Centro tem feito. Acho que é uma resposta muito interessante criada pela Câmara Municipal de Cascais, em parceria connosco” salientou Manuela Filipe, presidente da Delegação do Estoril da Cruz Vermelha Portuguesa.

“Aqui são lhes dadas condições para garantir a dignidade no momento de dificuldade que estão a passar. São criadas oportunidades de emprego e outras que os levam à autonomia,” revelou Carlos Carreiras, dando o exemplo de uma senhora que conheceu que, depois de ter passado por este Centro, conseguiu que lhe fosse atribuída uma casa.

Inaugurado em outubro de 2020, o este centro veio dar uma resposta de acolhimento para pessoas em situação de sem abrigo, dispondo de outras valências fundamentais para a reintegração dos seus residentes. Dois anos depois são já várias as histórias que passaram por estas paredes, muitas com um final feliz.

“Foi um ano de grande sucesso, muitas destas pessoas voltaram já para a sua vida onde estão a ser acompanhadas,” concluiu Manuela Filipe.

Recorde-se que, o Centro de Acolhimento Para Pessoas em Situação de Sem-Abrigo da Adroana tem capacidade para acolher 43 pessoas. Além de alojamento, assegura a alimentação, cuidados de saúde, cuidados de higiene, apoio psicossocial, apoio para qualificação escolar, formativa e profissional, e tem planos de intervenção individualizados e atividades que potenciam o bem-estar individual e comunitário.