Ajude uma instituição ao consignar 0,5% do IRS

Ajudar custa zero!

Desde o dia 1 de abril que é possível entregar a declaração de IRS, período que se estende até ao dia 30 de junho. Se ainda não tratou do IRS, saiba que ainda está a tempo de, ao cumprir este dever fiscal, ajudar uma Instituição, à sua escolha, através da consignação do IRS.

Uma ajuda que surgiu em 2001 e que, desde então, permite que os contribuintes atribuam 0,5% do IRS liquidado a uma entidade de cariz social, ambiental ou cultural à sua escolha, sem quaisquer custos.

Neste âmbito, e também no município de Cascais, os munícipes/contribuintes podem ajudar uma entidade do concelho, um apoio que será relevante e fará a diferença na missão e qualidade de serviço da instituição que decidir beneficiar.

Ao entregar a declaração de IRS, e já escolhida a Instituição que vai apoiar, pode fazer a consignação ao preencher o quadro 11, no modelo 3, indicando o tipo de entidade que pretende apoiar, o NIF da entidade e o tipo de consignação, neste caso o IRS.

Antes de entregar o IRS consulte a lista de entidades que trabalham no concelho e que podem beneficiar desta medida:

Caso verifique que a entidade não consta na lista disponibilizada no site, envie-nos email para dcom@cm-cascais.pt .

De referir que esta ajuda não compromete o valor que irá ser reembolsado, caso tenha direito a um reembolso. O valor, a decidir consignar, será exatamente o mesmo. Se o munícipe optar por não consignar 0,5% do IRS o Estado ficará com esse montante.

O Balcão Associativismo, na sua Associação de Moradores, disponibiliza computadores para que possa preencher a declaração de IRS. Saiba mais AQUI