A 1.ª assembleia de alunos do Agrupamento de Escolas de Alapraia realizou-se hoje, 17 de dezembro, na escola sede do Agrupamento, no âmbito do Projeto-Piloto “Escola Promotora dos Direitos das Crianças”.
Este projeto inspira-se num modelo da UNICEF, denominado “Escolas Promotoras dos Direitos das Crianças”, que visa “ter a participação das crianças como base da reflexão, da melhoria da escola, bem como das propostas e das ideias para a escola”, salientou Ana Almada, dirigente da Unidade de Promoção dos Direitos no Território.
A assembleia contou com a participação de representantes de alunos do 3.º ao 9.º ano, provenientes das seis escolas do Agrupamento. Proporcionando um espaço de escuta, diálogo e participação ativa, crianças e jovens puderam refletir e expressar opiniões sobre questões relacionadas com a sua vivência escolar, em conjunto com o diretor do Agrupamento, Luís Teixeira, que sublinhou “tentamos ir sempre ao encontro daquilo que os alunos nos pedem. Nós não temos conhecimento de tudo, são eles que vão brincar e, por isso, é importante serem eles os proponentes”.
Continuar a ler aqui.