Academia Sénior Digital arranca em Cascais

Academia Sénior Digital

Esta terça-feira, arrancou o projeto da Academia Digital, na Associação de Moradores do Bairro das Faceiras, em São Domingos de Rana, uma parceria entre a Câmara Municipal de Cascais e a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação da Costa do Estoril. 

Na primeira sessão, foram 10 os seniores que, com boa disposição, se desafiaram a aprender mais. O grande objetivo desta iniciativa é trabalhar a conexão do grupo com as novas tecnologias informáticas, para que possam aprender a ligar um computador, criar um e-mail, fazer uma pesquisa na internet ou criar um perfil nas redes e sociais para que se possam ligar entre si e, quem sabe, fazer novas amizades.  

Frederico Pinho de Almeida, vereador da Câmara Municipal de Cascais, considera que a Academia Digital tem uma importância fundamental, ao dar a possibilidade aos seniores de se integrarem cada vez mais na sociedade. “Continuamos a assumir o compromisso total de proporcionar à comunidade todas as oportunidades para ser feliz”, referiu.  

Maria da Luz e Cecília, participantes na primeira sessão da Academia Digital, confessam ainda não ter apanhado o jeito no que toca às tecnologias. Para Maria da Luz, o Facebook é uma dor de cabeça, e ainda não sabe “lidar muito bem com ele”. Por sua vez, Cecília admite que, de todas as vezes que lhe pedem para mandar um e-mail, não o sabe fazer. Neste sentido, ambas concordam: “Acho que é ótimo para pessoas da nossa idade poderem aprender um bocadinho destas coisas”.  

Além das duas aulas por semana, que se vão prolongar durante três meses, os participantes poderão visitar a respetiva associação de moradores para treinar as novas competências aprendidas a qualquer momento. O projeto irá passar pelas associações de moradores do concelho, onde se denotar uma maior falta de informação e uso de tecnologias, para que todos os seniores possam ter oportunidade de aprender sobre este mundo. 

Através da organização de atividades semelhantes, a Câmara Municipal de Cascais e a Cruz Vermelha Portuguesa vão continuar a unir esforços para combater o isolamento sénior. Neste caso, a Academia Digital potencia o contributo da Internet enquanto estratégia de combate à solidão e à infoexclusão, de modo a que possam participar ativamente na sociedade.