Decorreu hoje, 29 de novembro, o 55.º Plenário do Conselho Local de Ação Social (CLAS), no Auditório Senhora da Boa Nova, no Estoril. Com uma agenda de trabalhos densa, destaque para a aprovação de adesão de três entidades, a Associação de Assistência a Idosos e Deficientes de Oeiras, a Associação Cuidar Global, e a Momentus Sénior.
A presidir o Plenário, esteve Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais (CMC), contando, na mesa, com a presença de Nuno Piteira lopes, vice-presidente da CMC, Frederico Pinho de Almeida, vereador da autarquia, Helena
Bonzinho, diretora Departamento de Coesão e Desenvolvimento Social do município, e Sónia Baltazar, diretora da Unidade de Desenvolvimento Social, em representação do Centro Distrital de Lisboa, do Instituto de Segurança Social. “De salientar a qualidade do trabalho desenvolvido, o planeamento estratégico, o trabalho que depois é realizado também nas sub redes temáticas, específicas de cada uma das áreas que a Rede Social abrange”, reforçou o vereador.
Espaço na agenda de trabalhos para uma Mesa Redonda, com espaço para conhecermos Projetos com Impacto, através dos testemunhos de beneficiários dos mesmos, do Tangoterapia, de Transporte Adaptado, das Bolsas Sociais em Creche, o Caskotas, PIIC Me, Espaço S. “Hoje tivemos aqui também testemunhos de técnicos das instituições, nomeadamente a salientar a importância do plano de formação que a Rede Social promove, tivemos beneficiários de respostas sociais, dinamizadas pelas próprias entidades, a salientarem a importância dessas respostas para a sua vida, e que faz toda a diferença. E isso é gratificante nós também Rede Social de Cascais sentirmos que o trabalho de parceria que realizamos faz a diferença no dia a dia das pessoas e é isso que nos comprometemos a continuar a fazer, é trabalhar em rede para cascais continua a ser um exemplo esta matéria”, expressou Frederico Pinho de Almeida.
Seguiu-se a apresentação e aprovação Plano de Ação Radar Social, a apresentação e aprovação do Diagnóstico Social, Cascais 2024, a Revisão do Plano Estratégico de Desenvolvimento Social e a Constituição e aprovação do Núcleo Local Garantia para a Infância. “Destacava a aprovação de dois grandes momentos importantes que é a aprovação do Plano de Ação do Plano do Radar Social, que é um projeto cofinanciado pelo PRR e que vai ser implementado em Cascais, e também a aprovação dos constituintes do núcleo local para a garantia para a infância”, destacou Helena Bonzinho, diretora Departamento de Coesão e Desenvolvimento Social da CMC.