4.ª ação de “A Rua é Nossa”

4

A primavera convida os cascalenses ao passeio e convívio ao ar livre e iniciativas da Câmara Municipal como “A Rua é Nossa” propiciam o convívio salutar e saudável para as famílias. Na manhã de dia 18 de maio decorreu a 4.ª ação desta experiência que encanta os munícipes. Desta vez, o lugar escolhido foi um troço parcial de Outeiro de Polima, em São Domingos de Rana, com o trânsito cortado, proporcionando um amplo espaço para, na rua, montar diversas tendas, com jogos tradicionais e outras atividades, e estas serem vivenciadas por todos, em segurança e liberdade. Os cascalenses saíram à rua, e pais e filhos, avós com os netos, deliciaram-se com uma manhã diferente e divertida.

Que o diga Maya, de 9 anos, que já conhecia a iniciativa, pois tinha estado com a sua mãe numa anterior ação. “Está a ser muito fixe. Estou a gostar muito. Eu já fiz o jogo da memória e também fiz alguns jogos de rua e agora estou a fazer um quadro da natureza. Também gostaria de fazer depois a cozinha de lama. Eu sinto que a rua é minha”, contou, enquanto criava a sua obra de arte. A iniciativa contou com a participação de Nuno Piteira Lopes, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, tendo tido a companhia de Carla Semedo, vereadora com o pelouro da ação Social, e José D`Almeida, vereador com o pelouro da Cidadania e Participação. “Acreditamos que é um evento de sucesso, e é um evento que tem tendência cada vez mais para crescer, no sentido de, cada vez mais, poder reservar daquilo que é o espaço público, aquilo que é a rua, para que possa ser usufruído pelas pessoas e menos pelos carros”, salientou Nuno Piteira Lopes, acrescentando que “é este espírito do amor, da entreajuda, da solidariedade, da relação próxima entre os vizinhos, entre os amigos, que nós queremos criar e fundamentar com este tipo de eventos”. Palavras que foram sustentadas pelos testemunhos de cascalenses que participaram, com as suas respetivas famílias nas diversas atividades. “Já fizemos aqui algumas bancas, muito giro, tudo apropriado as crianças, jogos tradicionais, coisas que, no dia a dia de hoje, é muito difícil de encontrarmos e recriar com todas as nossas crianças. Eu acho que é muito bom e, uma vez mais, obrigado a esta iniciativa da Câmara”, destacou um visitante, Nuno Henriques.
 

Se não conseguiu dar um pulo a São Domingos de Rana, em breve, haverá outra ação de "A Rua é Nossa", a ser anunciada, como sempre, nos vários canais oficiais da autarquia.