Em tempos difíceis, os projetos que alcançam o sucesso e têm impacto na sociedade ganham força e inspiram outros. Em Cascais, em fevereiro de 2012, abriu portas o Cozinha com Alma, um projeto que visa proporcionar uma resposta integrada a uma realidade social, a pobreza envergonhada. Protegendo a identidade de quem os procura, apoia e capacita famílias que estejam a viver numa situação de dificuldade financeira temporária, através do acesso a refeições de qualidade a um preço simbólico e a um plano de capacitação e acompanhamento. E a comunidade envolvente, ao comprar os produtos, ajuda quem necessita, pois parte dos lucros deste negócio social possibilita o fim que almeja, subsidiar as mesmas refeições ao cliente da bolsa social, por um valor reduzido.
E assim, hoje, dia 12 de fevereiro, na loja em Cascais, comemoraram o sucesso desta missão. “São 12 anos de muitos desafios, mas também de muitos sucessos, de muitos passos para a frente, alguns para trás, como em qualquer projeto, mas, sobretudo, de muitas famílias apoiadas, de muitos sucessos alcançados”, refletiu Cristina de Botton, Presidente da Direção e voluntária do Cozinha com Alma, o rosto e anfitriã da iniciativa.
Além de voluntários, parceiros e associados do projeto, Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, Frederico Pinho de Almeida, vereador da autarquia, e Pedro Morais Soares, presidente da Junta de Freguesia de Cascais e Estoril, fizeram questão de marcar presença na comemoração. “A Cristina Botton e toda a sua equipa de voluntários, conseguiram construir um projeto que é inovador a nível nacional, que foi reconhecido e ganhou todos os prémios a nível nacional, de empreendedorismo social, e, acima de tudo, garante a dignidade na dificuldade. Foram já milhares as famílias que passaram por este projeto e muitas delas conseguiram sair de uma situação mais difícil e encontrar um novo rumo e orientar a sua vida”, destacou Pedro Morais Soares.
Na ocasião, cantaram-se os parabéns a um trabalho de 12 anos, que começou de forma tímida, num espaço pequeno, e que, com o sucesso, ganhou asas e dimensão, tendo atualmente duas lojas, em Cascais e Alcabideche, esta última aberta há 2 anos, além de estar disponível em diversos pontos de venda e loja online. A missão social do projeto estendeu o seu impacto, através do Programa Transformar, um dos programas que integram a Bolsa Social do projeto, ao apoiar Jovens com Perturbação Ligeira do Desenvolvimento. Ao passarem pela Cozinha com Alma, jovens com DID, adquirem técnicas na área da cozinha e competências pessoais e sociais para uma futura empregabilidade no setor. Frederico Pinho de Almeida enalteceu o percurso e esforço desenvolvido pela equipa de Cozinha com Alma: “Este é um dos extraordinários exemplos que existem em Cascais de empreendedorismo social, de envolvimento da comunidade, e de se conseguir ajudar as pessoas que, num determinado momento, se encontram numa situação de maior vulnerabilidade, com o contributo dos restantes munícipes, da restante comunidade.”.