
A realização dos Direitos das Crianças é responsabilidade de toda a comunidade, tendo as escolas um papel fundamental na criação de ambientes que promovam e protejam as crianças. Neste sentido, é crucial trabalhar em rede - comunidade escolar, pais ou responsáveis, alunos e profissionais - para que se valorize o papel das escolas na promoção desses Direitos.
Com este projeto-piloto, "Direitos das Crianças no Agrupamento de Escolas da Alapraia", pretende criar-se um modelo de Escola Promotora dos Direitos da Criança, que garanta que todas as crianças e jovens tenham acesso a uma educação de qualidade num ambiente favorável, no qual possam desenvolver plenamente as suas potencialidades.
O ponto de partida do desenvolvimento deste projeto foi a necessidade de conhecer e analisar práticas, ferramentas, recursos e métodos que contribuem para a promoção dos Direitos das Crianças no Agrupamento de Escolas da Alapraia. Através da implementação de uma abordagem compreensiva e transversal, reconhece-se esses Direitos como um princípio organizador e transformador da cultura de aprendizagem e dia-a-dia da escola.
As quatro áreas abordadas na implementação dos Direitos na escola foram as seguintes:
> Tempo Livre e Lazer;
> Participação e Cidadania;
> Proteção, Segurança e Bem-Estar;
> Métodos de Ensino e Recursos de Aprendizagem.

Capacitação dos docentes e não docentes sobre os Direitos da Criança, através de formação.

Projeto pioneiro - Criação de uma escola modelo para implementar os Direitos da Criança em contexto educativo.

Envolvimento dos docentes e UNICEF.

Auscultação e envolvimento de toda a comunidade educativa.