1ª Infância - Espaço de reflexão

Espaço de reflexão

 

 

Primeira Infância - Espaço de reflexão surge no âmbito da Plataforma Crescer Melhor em Cascais.

A proposta é de contribuir para um espaço de reflexão e discussão em torno da primeira infância:
Provocar | Questionar | Refletir| Partilhar | Divulgar experiências| Proporcionar o contato com diferentes perspetivas e oradores

Público alvo: Famílias, profissionais, comunidade e todos os interessados na primeira infância

Saiba mais sobre a Plataforma Crescer Melhor AQUI

Próximas sessões
Burnout Parental | Creche e família em espelho

Oradora: Maria Filomena Gaspar
Data: 15 de novembro | 28 de novembro
Horário: 21h - 22h30
Evento on-line na Plataforma Teams

Inscrições AQUI

---

A parentalidade é fonte de bem-estar emocional, mas também de sofrimento, numa cultura euro-americana marcada por uma nova ideologia de “PARENTALIDADE INTENSIVA”: centrada na criança; orientada por especialistas; emocionalmente absorvente; exigente do ponto de vista das tarefas; financeiramente dispendiosa. Esta exigência sociocultural, traduzida em políticas de apoio à parentalidade e discursos, muitas vezes ocultos, sobre o que é ser boa/bom mãe/pai, coloca aos pais uma pressão que estes transportam muitas vezes para a creche, à qual solicitam que responda, em espelho, a estas mesmas exigências. O/A educadora de infância é colocado/a num dilema: como responder às necessidades emocionais, físicas e cognitivas das crianças, de forma sensível, e às necessidades destas/es mães e pais pressionadas/os para a perfeição ao ponto de, em alguns casos, desenvolverem uma perturbação de stresse relacionada com a função parental e designada de burnout parental? Como lidar com este dilema mantendo o seu próprio bem-estar emocional cerne de uma relação sensível, segura e estimulante com a criança?

Sobre a oradora:

 

Maria Filomena Gaspar é Professora Associada Psicologia da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE.UC). É licenciada em Psicologia, mestre em Psicologia da Educação (com uma investigação sobre as representações de educadores/as de infância sobre a parceria com a família) e com Doutoramento, em 1999, em Psicologia da Educação pela FPCE.UC,  em colaboração com o Departamento de Psicologia Experimental de Oxford no Reino Unido, na temática da intervenção socioeducativa com famílias para a promoção do desenvolvimento matemático da criança.

Investigadora do Laboratório Colaborativo “ProChild CoLab Contra a Pobreza e a Exclusão Social” na infância.

Desenvolve investigação nas áreas da educação familiar e parental, do burnout parental e da intervenção socioeducativa baseada em evidência com crianças, jovens, famílias e educadores/as de infância. É membro português do consórcio internacional: Investigation of Parental Burnout (IIPB) que investiga o burnout parental no mundo.

É Educadora Parental certificada e formadora nos programas baseados em evidência Incredible Years (pais e educadores/professores) e Parenting Wisely e Children in Between e autora dos programas Mais Família-Mais Criança, Mais Família-Mais Jovem e Mais Jovem-Mais.

É Terapeuta Familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar.

É mãe da Sofia, do Diogo e do Vasco e avó do Miguel e do/a bebé que vai nascer brevemente.