ABLA comemora 40 anos ao serviço da comunidade

ABLA comemora 40 anos ao serviço da comunidade

A Associação de Beneficência Luso-Alemã (ABLA), comemora 40 anos de intervenção junto dos que mais necessitam. A festa de comemoração, assim como o descerrar da placa, tiveram lugar na sede da associação, em Carcavelos, onde, entre atuações e discursos, foram relembrados os desafios e conquistas da instituição.

“A ABLA é uma família, pelo envolvimento que tem com a comunidade e porque sempre esteve disponível para responder às dificuldades dos que mais precisam”, assim referiu Frederico Pinho de Almeida, vereador da Câmara Municipal de Cascais, presente na sessão.

A celebração teve abertura ao som de violinos e contou com uma apresentação das crianças das duas escolas (Carcavelos e Parede). Decorreram também discursos de membros estruturantes da associação e da embaixadora da Alemanha em Portugal, Julia Monar.

Com origem em maio de 1983, a ABLA foi criada por uma equipa de alemães sensibilizada pelas condições em que viviam os refugiados das ex-colónias portuguesas no Vale do Jamor. Mais tarde reconhecida como Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) e Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), tem como missão servir a comunidade, tanto no âmbito local como internacional, fomentando o crescimento das competências individuais ao longo de todas as fases da vida. Há 40 anos a atuar, no município de Cascais, contam com seis áreas de intervenção: Área educativa; Área sénior; Recursos para a comunidade; Ação social; Cooperação para o desenvolvimento e Guest House, regendo-se pelos valores de “cuidar, apoiar e educar”.

Membro da Rede Social de Cascais, a associação trabalha em parceria com o município para dar respostas eficazes aos que mais necessitam. “Eu creio que nestes 40 anos temos sonhado, e tantas coisas bonitas têm acontecido. E eu acredito em parcerias, sempre acreditei, nós podemos fazer muitos mais se estivermos a trabalhar em conjunto”, afirmou Telma Fernandes Teixeira, diretora da associação.  

Ao longo de todos estes anos, a ABLA viu crescer gerações e tornou-se um apoio para uma larga escala de pessoas, como referiu o pastor Jónatas Figueiredo, “As pessoas envolvidas, as famílias tocadas, as almas, os seres inteiros transformados: 40 anos de missão”.