1.º Encontro de Saúde Oral em Cascais

1.º Encontro de Saúde Oral em Cascais

Qualidade de vida, autoestima, inclusão e oportunidades são quatro pilares que podem fazer a diferença na vida de uma pessoa através da saúde oral.

Assim, a Mundo a Sorrir, em conjunto com a Câmara Municipal de Cascais promoveram hoje, no Centro Cultural de Cascais, o 1.º Encontro de Saúde Oral, de forma a, no âmbito do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral, alertar para a importância da temática ao longo da vida.

O evento, integrado no Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral, realizou-se no Dia Mundial da Saúde Oral.

“Cascais tem uma visão mais abrangente e inclusiva e atua neste posicionamento ao nível da saúde como um motor ativo para promoção da dignidade”, assim acrescentou Carla Semedo, vereadora na Câmara Municipal de Cascais, presente no evento, e referindo-se à saúde oral como promotora de dignidade na vida dos munícipes.

Com mais de quinhentos beneficiários, até fevereiro deste presente ano, a Mundo a Sorrir é uma ferramenta que promove a qualidade de vida aos cidadãos do concelho. Foi apresentado o projeto C.A.S.O. (Centro de Apoio à Saúde Oral de Cascais) que consiste em clínicas dentárias, complementares ao Serviço Nacional de Saúde, que usam a saúde oral como instrumento de inclusão. Existem quatro clínicas espalhadas pelo país, uma delas em Cascais, apoiada pela autarquia, e ajudam a população mais vulnerável a ter mais condições de vida. “Muitas vezes não pensamos nisso, mas, até para arranjar trabalho é necessário ter dentes, porque numa entrevista, dificilmente alguém é aceite tendo falta de dentes” assim afirmou Bárbara Troca, assessora da direção da Mundo A Sorrir.

Este evento pretende convergir na promoção de direitos e inclusão aos habitantes do concelho de Cascais e alertar para a grande dimensão de um problema que pode parecer simples, mas tem a capacidade de alterar toda uma vida.